segunda-feira, setembro 05, 2011



Foi durante o reality show A Fazenda 4 da rede Record. O polêmico cineasta José Mojica Marins, o Zé do Caixão, contou uma história inusitada de um batateiro de Vila Anastácio.
Confira no vídeo:


A História da Vila Anastácio 

Entrada principal do frigorífero Armour (anos 50)



O atual bairro do Anastácio originou-se do sítio do mesmo nome, também conhecido por Fazenda da Ponte, cuja plantação de chá, às margens do rio Tietê, impressionou o viajante norte-americano Daniel P. Kidder, em 1839. "A ordem era perfeita e lá havia pés de chá de todas as idades, de 1 a 10 anos", ele escreveu no seu livro Reminiscências de Viagens e Permanências no Brasil.
Nas proximidades da sede da propriedade, Kidder notou, havia belas plantações de mandioca, cana de açúcar, banana, café e algodão. O viajante, a convite do dono, tomou vinho paulista "puro suco de uvas cultivadas na fazenda, e que, segundo a opinião dos entendidos, era de fina qualidade", ressaltou ele. Na época, o proprietário do sítio tinha 86 anos e chamava-se Anastácio de Freitas Trancoso — daí o nome de sua propriedade e do bairro surgido nela.

Bonde de Vila Anastácio sobre a ponte do Armour
Em 1909 a área foi vendida para César Scuvero e Abílio Francanello que a repassaram para a Cia. De Materiais de Construções de Daniel Mulquer. Por volta de 1925, um grande número de húngaros, russos e poloneses, fustigados pelas conseqüências da Primeira Grande Guerra, começou chegar a São Paulo e encontrou trabalho na Armour, grande frigorífico que se instalara no bairro. 
Igreja Sto Estevão de Vila Anastácio em 1.944
Criou-se a igreja de Santo Estevão, padroeiro da Hungria e o nome do santo batizou também o primeiro cinema ali surgido.



fotos antigas da cidade de são paulo,  do estado de são paulo, do rio tietê, ponte da via anhanguera, atílio fontana, extra, complexo anhanguera, história da vila anastácio em fotos, reliquias da cidade de são paulo, frigoríficoo armour,  swift bordon, maizena, refinações de milho brasil, klabin, motorádio, alpes do brasil, fiat lux, sofunge, anderson clayton, redimex, sadia, nacional atletico club, mrs, mafersa, alstom, estação domingos de moraes, rede ferroviaria federal

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Eduardo por trazer a historia da grandiosa Vila Anastacio, para que outros despois não venha dizer fui eu , a história da vila em si e romântica e grandiosa, mesmo se deteriorando com o tempo, com a derrubada de velhas casas, trazendo o transtorno de novos galpões, a Vila continua sendo a melhor em todos os aspectos, meus parabéns por trazer um pouco da história em fotos, para que os novos tenha orgulho e saberam que a nossa vila tem historia em todos sentidos e os mais velho relembre dos amigos e empresas que se foram.

Blog da Vila Anastácio disse...

Obrigado Edson
Apesar de constar como anônimo esse comentário, eu sei que é seu. porque na ocasião nós falamos sobre isso, já que você nao tinha conta no Blogger.